RedeTVi - Notícias | Mundo

Pela primeira vez, Biden e Xi Jinping se encontram na Indonésia antes da cúpula do G20

Este é o primeiro encontro entre os dois presidentes desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e o líder chinês que foi reeleito para um terceiro mandato 

(Foto: AP)

Nesta segunda-feira (14), os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram em Bali, na Indonésia, onde irá ocorrer a cúpula do G20.

A ideia é que Biden e Xi debatam durante o encontro sobre temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte

Antes mesmo que o encontro acontecesse, Biden já havia dito que os Estados Unidos vão "competir vigorosamente" com Pequim, ainda que "garantido que a concorrência não se transforme em conflito".

"Como líderes de nossas duas nações, compartilhamos a responsabilidade, na minha opinião, de mostrar que a China e os Estados Unidos podem gerenciar nossas diferenças, impedir que a concorrência se torne algo próximo de um conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões globais urgentes. que exigem nossa cooperação mútua", afirmou Biden 

Vale ressaltar que este é o primeiro encontro entre os dois presidentes desde que Biden assumiu o governo, em 2021, e a reeleição do líder chinês para um terceiro mandato. Xi Jinping se tornou  o líder mais influente do país desde Mao Tse Tung.

A cúpula do G20 irá acontecer durante toda a terça-feira (15). Nesta reunião, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá comparecer e será representado por Serguei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores.

Segundo a agência de notícias Associated Press, Lavrov foi encaminhado ao hospital após chegar a Bali. O governo da Rússia chegou a negar o ocorrido e classificou a informação como "o cúmulo da falsificação".

Veja também!

>>> Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara

>>> Festa do Flamengo tem correria e bombas durante dispersão

>>> Ciro Nogueira defende PEC da transição para manter auxílio de R$ 600

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube