ONU pede investigação independente de possível crime de guerra em Bucha
O pedido ocorreu após os massacres de civis
(Foto: AP)
Nesta terça-feira (5), foi solicitado uma investigação sobre as acusações de crimes de guerra pelos russos contra os ucranianos. O pedido foi feito pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada em Nova York.
Em razão do massacre em Bucha, Guterres mencionou sobre os civis que foram mortos e pediu a apuração imediata dos fatos.
“Nunca esquecerei a definição de imagens de civis mortos em Bucha e peço imediatamente uma investigação independente para garantir uma responsabilização efetiva” afirmou o secretário-geral.
Durante seu discurso, António chegou a dizer que a tensão entre os dois países está sendo um grande desafio e acrescentou que as pessoas não podem continuar pagando o preço pela guerra.
“Estamos lidando com a invasão de um membro da ONU por outro membro da ONU. Além disso, a guerra gerou perda de vidas e devastações em massa, o mais veloz movimento migratório desde a 2ª Guerra Mundial e as implicações econômicas. As pessoas ao redor do mundo não podem pagar o preço dessa guerra”, disse Guterres.
Ao decorrer da reunião, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, citou algumas ações possivelmente cometidas pelo russos como agressões, estupros e assassinatos contra civis. Além disso, ele também cobrou ações por parte Conselho de Segurança.
Veja também!
>>> Exército russo dá ultimato para forças da Ucrânia deixarem Mariupol
>>> Adriano Pires desiste de presidência da Petrobras
>>> EUA e Reino Unido pedem suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube