OMS declara emergência internacional por surto de coronavírus
Anúncio foi feito pelo diretor do orgão durante coletiva de imprensa
(Foto: Reprodução/Twitter)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de "emergência de saúde pública de preocupação internacional sobre o surto global" de coronavírus, nesta quinta-feira (30). Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do diretor do orgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A OMS, com esse anúncio, emite algumas recomendações temporárias que alteram as dinâmicas de vigilância em viagens, comércio internacional, entre outras ocasiões. O orgão ainda pode fazer recomendações globais que os países devem seguir para evitar a propagação do vírus.
"Nas últimas semanas, testemunhamos o surgimento de um patógeno previamente desconhecido, que evoluiu para um surto sem precedentes e que foi atendido por uma resposta sem precedentes", afirmou Tedros durante a coletiva.
Durante a entrevista, a mesa enfatizou que a declaração de emergência global deve ser vista como um espírito de apoio a China. "Atualmente, existem 98 casos em 18 países fora da China, incluindo 8 casos de transmissão de homem para homem em quatro países: Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América", lembrou Tedros.
Veja também!
>>> Regina Duarte aceita convite para ser secretária de Cultura
>>> Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus, diz ministério
>>> Parlamento Europeu aprova saída do Reino Unido da União Europeia
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!