OMS corrige relatório e coronavírus tem risco global elevado
(Foto: Dake Kang/AP)
A Organização Munidal da Sáude (OMS) mudou o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus e passou a classificá-lo como "elevado". O orgão havia divulgado na quinta-feira (23) que a situação "não configura uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)", mas nesta segunda-feira (27) os relatórios foram atualizados.
"A avaliação da OMS sobre o risco deste evento não mudou desde a última avaliação de risco realizada em 22 de janeiro: muito alto na China, alto no nível regional e alto no nível global", descreveu a ONU. Os mesmo relatórios foram atualizados com uma nota no rodapé: "Erro nos relatórios de situação publicados em 23,24 e 25 de janeiro como publicados originalmente, que resumiram incorretamente o risco de nível global seria moderado".
O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, divulgou por meio do Twitter no domingo (26) que estava indo para Pequim e lá se encontraria com especialistas em sáude para discutirem novas respostas para "fornecimento de proteção adicional contra o surto". As equipes estão "trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para apoiar a China e seu pessoal durante esse período difícil", segundo o diretor.
Contaminação
Autoridades de saúde da China informaram que o número de pessoas diagnosticadas com a pneumonia causada pela nova variante do coronavírus passou de 2.700 casos apenas no país. Segundo as autoridades chinesas, um total de 81 pessoas morreram em decorrência da doença.
A Comissão Nacional de Saúde informou que foram registrados casos da infecção em praticamente todo o país.
Pequim também está tomando outras medidas para restringir a movimentação de pessoas. A partir desta segunda-feira (27), agências de turismo não farão viagens em excursão com destino ao exterior. Serviços de transporte de ônibus de longa distância foram suspensos em diversos locais.
As autoridades de saúde chinesas afirmam que a nova variante do coronavírus sofreu mutações, tornando-se mais contagiosa.
Sobre coronavírus
O Ministério da Saúde divulgou uma cartilha com informações sobre os coronavírus. O documento destaca que "os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais."
Conhecidos por causarem doenças respiratórias não tão agudas, "alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012", afirma o governo.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo também divulgou informações para que a população conheça melhor as doenças que os coronavírus podem transmitir. "Todos os coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, incluindo os SARS, porém sem transmissão sustentada", avisa a secretaria.
Veja também!
>>> Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero aos 41 anos
>>> Helicóptero que matou Kobe Bryant tinha nove pessoas a bordo
>>> Bebê de 9 meses está entre os infectados pelo coronavírus na China, diz jornal
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!