Nobel de Medicina diz que novo coronavírus foi criado em laboratório na China
Luc Montagnier acredita que chineses buscavam vacina para o HIV quando criaram o vírus
De acordo com o francês Luc Montagnier, vencedor do Nobel de Medicina de 2008, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi criado em um laboratório de Wuhan, na China. A afirmação do médico virologista foi dada em entrevista ao podcast Pourquoi Docteur? (Por que, doutor?, em português).
Premiado em 2008 com o Nobel por ter descoberto o vírus HIV nos anos 1980, Montagnier afirmou que o laboratório da cidade de Wuhan é especializado nesse tipo coronavírus desde o início dos anos 2000 e, apesar de ser um local de alta segurança, teria "deixado escapar" o vírus. “A história de que ele surgiu em um mercado de peixes é lenda”, afirmou.
O professor, que trabalha na universidade de Jiao Tong em Xangai, na China, explicou na entrevista que analisou a sequência do vírus com seu colega matemático, Jean-Claude Perrez, e revelou que pesquisadores indianos já haviam tentado publicar um estudo completo mostrando que o SARS-CoV-2 possui sequências do HIV, vírus que causa a Aids.
Questionado no podcast se tal mutação não poderia ter ocorrido de forma natural, Montaigner foi enfático ao dizer que não. "Esse tipo de mutação precisa de ferramentas, não acontece na natureza”.
No entanto, o cientista não acredita que os chineses tenham criado o vírus para ser uma arma biológica. “Acredito que estavam em busca de uma vacina contra o HIV e usaram um coronavírus como vetor”, afirma.
Polêmica na comunidade científica
A fala do Nobel da Medicina despertou reações na comunidade científica. “É uma análise errada”, apontou Simon Wain Hobson, virologista molecular do Instituto Pasteur, de Paris, em entrevista à RFI (Radio France Internationale).
“É muito simples. O genoma do novo coronavírus é particularmente rico em duas bases em seu genoma, e o HIV é rico em uma delas. Olhando a sequência genética, pode-se chegar à conclusão de que há similaridades", detalha Hobson. "As conclusões de Montaigner estão erradas”, afirmou.
“Trabalhamos com informações disponíveis e publicadas, então só posso comentar em cima destas informações previamente catalogadas. Tudo leva a pensar que [a covid-19] seja uma infecção natural. Ou seja, vem do mundo animal, e o ponto de partida seria um outro mamífero”, diz o virologista.
Veja também!
>>> Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é diagnosticado com Covid-19
>>> STF: maioria vota contra aval de sindicatos para suspensão de contrato
>>> Tesouro desembolsou quase R$ 51 bilhões em combate a coronavírus
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube