'Não sei se volto vivo': brasileiro morto na Ucrânia cita medo em áudio enviado a amigo
Douglas Búrigo teria morrido após um bombardeio na região de Kharkiv
(Foto: Reprodução)
Ex-militar do Exército brasileiro, o combatente Douglas Búrigo, de 40 anos, que havia se aliado as tropas ucranianas durante a guerra com a Rússia, demonstrou preocupação ao relatar ter perdido um colega de farda durante um combate.
Douglas estava em um alojamento na cidade de Kharkiv, na noite do último sábado (2), na companhia da também brasileira Thalita do Valle, quando o local em que estavam foi atingido por um bombardeio russo. Douglas e Thalita integravam o mesmo pelotão de André Hack, o primeiro brasileiro morto na guerra da Ucrânia.
De acordo com relato repassado por chamada de vídeo à família de Douglas, a tropa havia conseguido fugir do alojamento logo após os primeiros ataques. Contudo, Douglas retornou ao local ao notar que Thalita não havia saído. Nesse momento, segundo a família, novos mísseis atingiram a unidade.
"O comandante do pelotão nos informou que a tropa conseguiu escapar depois do primeiro bombardeio. Mas o Douglas voltou para buscar a companheira de farda, que ficou para trás. Foi quando os mísseis atingiram em cheio o alojamento. Explodiu tudo", contou o empresário Carlos dos Reis, cunhado de Douglas.
Em áudio enviado a um amigo e obtido pelo portal UOL, Douglas demostrou preocupação com o avanço dos confrontos dias antes de morrer.
"Tô apavorado aqui já. Abateram um colega nosso aqui. Meu Deus do céu, cara! O cara se foi... Rapaz, eu vou te falar bem a verdade. “Não sei se eu volto vivo pro Brasil. Mas, se eu não voltar vivo, eu quero que vá a bandeira [do Brasil] pra mim. Não tem quem aguente, é muita bala”, disse.
Procurado pelo Portal da RedeTV!, o Itamaraty ainda não se manifestou oficialmente sobre as mortes de Douglas e Thalita até a publicação desta matéria.
Veja também!
>>> Martín Guzmán, ministro da Economia da Argentina, pede demissão
>>> Julho terá poucas chuvas na região central do Brasil, aponta Inmet
>>> Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube