Mulher dá à luz em helicóptero após ser resgatada de enchente no Peru
(Foto: Divulgação/Força Aérea do Peru)
Maria Josefina Pingo Sánchez, de 20 anos, deu à luz a bordo de um helicóptero da Força Aérea do Peru (FAP), na terça-feira (4), após ser resgatada de uma região isolada pelas enchentes que atingiram Mórrope, na cidade de Nueva Esperanza.
[leiamais] Segundo o "La República", o coronel Javier Tryon, que participou da operação, as autoridades não tinham as coordenadas do local, mas conseguiram encontrar a gestante graças à ajuda da família dela, que colocou fogo em um pneu para facilitar a localização.
Maria embarcou na aeronave já em trabalho de parto e a criança nasceu momentos depois. "Após cinco minutos, ela não aguentava mais e deu à luz uma menina em pleno voo", relembra Tryon. Em entrevista à agência de notícias RPP Noticias ele acrescentou: "Quem sabe o que teria acontecedo com os dois se o bebê tivesse nascido no povoado?".
Mãe e criança foram levadas a um hospital e passam bem. Sem dinheiro ou condições para voltar para casa com a filha, a mulher irá ser levada por outro helicóptero, segundo informou o coronel Tyron. Por ter nascido em pleno voo, a menina recebeu o nome Cielo (Céu, em espanhol).
Pelo menos 106 pessoas morreram desde que as fortes chuvas causadas pelo "El Niño costeiro" provocaram enchentes e deslizamentos no Peru. Mais de 140 mil estão desabrigadas.
(Foto: Divulgação/Força Aérea do Peru)
(Foto: Divulgação/Força Aérea do Peru)
Veja também: Mulher dá à luz em plena rodovia de Minas Gerais