Mortes causadas por enchentes já passam de 5 mil na Líbia
Autoridades locais estimam que há mais de 10 mil desaparecidos no país
(Foto: Reprodução/Twitter: @Eventomund)
O forte temporal gerado pelo furacão Daniel, que atingiu a Líbia no domingo (10), causou destruição em boa parte do território. Até o momento, as autoridades locais confirmaram a morte de ao menos 5,3 mil pessoas somente na cidade de Derna e estimam que há mais de 10 mil desaparecidos no país.
A informação é do ministro da Aviação Civil da Líbia, Hichem Abu Chkiout, que destacou que o número de mortes provavelmente vai aumentar nas próximas horas.
"O mar despeja dezenas de corpos constantemente", lamentou o ministro. Ele também disse que a reconstrução das cidades do país custará bilhões de dólares.
Ainda de acordo com Chkiout, a tempestade foi tão intensa que as enchentes que tomaram o país passaram a ser semelhantes a um tsunami. A força da água acabou rompendo duas barragens e quatro pontes em Derna, fazendo com que o município esteja praticamente submerso.
"Todos dizem que parece o apocalipse. Os gritos das crianças, os cadáveres nas ruas", afirmou o jornalista da Líbia Johr Ali à BBC.
Diante desse cenário trágico, o país pediu ajuda internacional. Os Estados Unidos, Alemanha, Irã, Itália, Catar e Turquia já começaram a enviar suprimentos.
Veja também!
- Lula anuncia R$ 1 bilhão do BNDES para o Rio Grande do Sul
- Geraldo Luís é o novo contratado da RedeTV!
- Governo brasileiro manifesta pesar por mortes em tempestades na Líbia
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: