Ministro brasileiro participa, como convidado, das eleições à presidência do Uruguai
Luis Felipe Salomão acompanhará 2º turno das eleições no Uruguai
Luis Felipe Salomão (Foto: Divulgação/STJ)
No próximo domingo (24), o ministro do STJ e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Felipe Salomão, acompanhará, como convidado, o segundo turno das eleições no Uruguai. Como representante da justiça eleitoral brasileira, em entrevista à repórter Renata Teodoro, Salomão disse que "essa forma de observação de eleições externas propicia troca de experiência e também transparência para o país que realiza as eleições".
Nesta sexta-feira (22), o magistrado chegará à capital uruguaia, Montevidéu, onde se reunirá com o embaixador brasileiro Antonio Simões. No sábado, participará de uma comitiva para visitar alguns locais de votação e acompanhar a preparação do pleito. No domingo, dia da votação, Salomão irá assistir a apuração dos resultados e, assim que voltar à Brasília, fará um relatório com suas observações para a presidência do TSE.
A votação do próximo domingo vai definir o sucessor de Tabaré Vàsquez, um dos líderes do partido de esquerda Frente Ampla. Vàsquez foi eleito à presidência do Uruguai de 2005 a 2010, e reeleito em 2014 para o período de 2015 a 2020. Na atual disputa concorrem Daniel Martínez, também do partido Frente Ampla, e Luis Lacalle Pou, do partido nacional, candidato de centro-direita.
Assim como no Brasil, o voto no Uruguai é obrigatório e mais de 2,7 milhões de uruguaios estão habilitados a votar no domingo (24).
>>> CCJ da Câmara aprova PEC da prisão em segunda instância
>>> Toffoli vota por limitar compartilhamento de dados financeiros
>>> Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!