Kim Jong-un e Trump chegam a Singapura para encontro histórico
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un desembarcou neste domingo (10) em Singapura, dois dias antes de seu encontro histórico com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
[leiamais] A chegada do ditador pouco antes das 15h no horário local (4h no horário de Brasília) foi anunciada no Twitter pelo ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan.
“Dei as boas-vindas ao presidente (do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte) Kim Jong-un, que acaba de chegar a Singapura”, diz o texto publicado e que acompanha uma foto do chefe da diplomacia local com o norte-coreano.
Antes da cúpula com Trump, Kim Jong-un deve se reunir ainda neste domingo com o premiê de Singapura, Lee Hsien Loong, que também receberá Trump na segunda-feira (11).
O encontro histórico entre os líderes da Coreia do Norte e Estados Unidos será realizado na terça-feira (12), na ilha de Sentosa, em frente à costa da ilha principal de Singapura.
No sábado (9), em coletiva na Cúpula do G7, no Canadá, o presidente norte-americano disse que qualquer acordo com o ditador da Coreia do Norte será “no impulso do momento”. “Eu tenho um objetivo claro, mas tenho que dizer… será algo que será sempre no impulso do momento (…) Você não sabe. Isso nunca foi feito nesse nível antes”, disse Trump.
Trump desembarca horas depois
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a Singapura a bordo do Air Force One às 20h20 de domingo no horário local (9h20 em Brasília).
O avião pousou na base aérea de Paya Lebar após um longo voo que partiu da cidade canadense de La Malbaie, onde o líder dos Estados Unidos participou da Cúpula do G7.