RedeTVi - Notícias | Mundo

Jovens são presos após debocharem de incidente que causou a morte de George Floyd

Redes sociais prometeram reprimir postagens do tipo

(Foto: Reprodução/Twitter)

Três jovens britânicos da cidade de Newcastle foram presos sob a acusação de crime de ódio após compartilhar na rede social Snapchat uma foto em que recriavam de maneira jocosa a abordagem policial que teria causado a morte do ex-segurança negro George Floyd no último dia 25 de maio.

Na imagem, um dos adolescentes aparece com um dos joelhos sobre o pescoço de um amigo que está deitado no chão. Na legenda da imagem, a inscrição "brutalidade policial". Segundo o jornal britânico "The Sun", a imagem viralizou após a foto ser compartilhada em um grupo da Universidade de Warwick no Facebook.

"Imagine ser tão ousado a ponto de postar isso no seu Snapchat", disse ao jornal uma aluna da universidade que preferiu não se identificar. "Todo mundo está furioso com isso ... essas pessoas precisam ser nomeadas e envergonhadas", completou a jovem.

Segundo a instituição, nenhum dos jovens que aparece na foto ou o fotógrafo tem vínculo com a faculdade. Os três foram levados em custódia na última segunda-feira (1) e liberados após pagamento de uma fiança que não teve o valor divulgado.

Em entrevista ao jornal Newcastle Evening Chronicle, o porta-voz da polícia local disse que entender que o post causou transtornos significativos e que o caso está "sendo investigado com robustez e está sendo tratado como um crime de ódio".

Não é um caso isolado

(Foto: Reprodução/Twitter)

A morte de George Floyd, que faleceu por asfixia após ser abordado pelo policial Derek Chauvin, que ficou ajoelhado sobre o seu pescoço por aproximadamente oito minutos, foi o estopim para uma onde de protestos antiracistas por todo os Estados Unidos e outros lugares do mundo.

Porém, após cerca de uma semana de manifestações, viralizou em algumas redes sociais uma brincadeira sádica que foi apelidada de "Desafio George Floyd", onde algumas pessoas reproduzem de maneira jocosa a abordagem de Chauvin.

Segundo o jornal "New York Post", as mídias sociais buscam medidas para reprimir esse tipo de postagem. O Facebook e o Instagram, por exemplo, não estão retornando resultados para a tag "#GeorgeFloydChallenge" e bloqueando postagens que a contenham.

"Estamos cientes e estamos removendo essas postagens por violar nossos padrões da comunidade ", disse um porta-voz do Facebook ao jornal.

Veja também!

>>> Jovem é preso após dirigir alcoolizado e bater carro em casa durante fuga com mais 4 pessoas

>>> Casal é preso acusado de matar criança de quatro anos portadora de deficiência

>>> Reino Unido proíbe sexo entre pessoas que não morem na mesma casa

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube