Irã diz que não entregará caixas-pretas de avião ucraniano à Boeing
Boeing e país fabricante da aeronave, segundo legislação, devem participar das investigações
A Organização da Aviação Civil do Irã anunciou que não entregará as caixas-pretas da aeronave ucraniana que caiu nesta quarta (8) à Boeing ou aos Estados Unidos.
De acordo com a Convenção Internacional de Aviação Civil, da qual o Irã é signatário, o responsável pela investigação é o país onde a aeronave caiu (ou de onde ela partiu). Entretanto, é previsto que o país fabricante, os Estados Unidos, e a empresa que produziu a aeronave participem da investigação e tenham acesso às informações das caixas-pretas.
"Não daremos as caixas-pretas para o fabricante [Boeing], nem para os americanos", afirmou Ali Abedzadeh, diretor da agência iraniana, Ali Abedzadeh. Não está claro que se o Irã permitirá, de fato, que os americanos acompanhem o inquérito.
As normas internacionais ainda afirmam que o país onde a aeronave pousaria -neste caso, a Ucrânia - também acompanhe a investigação
Queda da aeronave
Um Boeing 737 da companhia aérea Ukraine Airlines caiu nesta quarta-feira (8) logo após decolar do aeroporto internacional de Teerã, no Irã. Havia 176 pessoas a bordo do avião, incluindo a tripulação. Não houve sobreviventes.
Ao todo, as vítimas são 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães, informou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko. Dos 11 ucranianos mortos, nove eram membros da tripulação, confirmou o Conselho de Segurança de Kiev.
“O avião caiu cinco minutos depois de decolar, disse o porta-voz da aviação civil Reza Jafarzadeh. “O piloto não teve qualquer contato com a torre de controle e não anunciou qualquer situação de emergência antes do acidente”, acrescentou.
Veja também!
>>> Bolsonaro diz que quer manter relações comerciais com Irã
>>> Captação líquida da poupança caiu 65,2% no ano passado
>>> Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!