Instagram notifica usuários na Rússia sobre interrupção do serviço no país
Regulador de comunicações da Rússia pediu para que os usuários retirassem suas fotos e vídeos do Instagram antes que a plataforma fosse bloqueada
(Foto: Pexels)
Usuários do Instagram na Rússia estão sendo notificados sobre a paralização do serviço a partir da meia-noite de domingo para segunda-feira (14). Na última semana, o país já havia anunciado a limitação de acesso à plataforma, além da abertura de um processo criminal contra a Meta, empresa detentora do Facebook e do Instagram.
Por meio de uma mensagem de e-mail, o regulador de comunicações do estado pediu para que os usuários retirassem suas fotos e vídeos do Instagram antes que a plataforma fosse bloqueada. Ele ainda pediu para que os cidadãos russos mudassem para as próprias “plataformas de internet competitivas” da Rússia.
O bloqueia da rede social no país deve afetar 80 milhões de pessoas, conforme apontou o chefe do Instagram. “Precisamos garantir a saúde psicológica dos cidadãos, especialmente crianças e adolescentes, para protegê-los de assédios e insultos online", diz comunicado, explicando sobre decisão de restringir a plataforma.
Na última sexta-feira (11), a Meta explicou que a mudança temporária em sua política de discurso de ódio se aplica apenas para a Ucrânia. A empresa justificou que seria errado impedir que os ucranianos “expressassem sua resistência e fúria contra as forças militares russas”.
A decisão, no entanto, não agradou o governo russo, que abriu uma investigação na esfera criminal contra a Meta.
Veja também!
>>> Presidente sanciona PL da cobrança única de ICMS de combustível
>>> Aberta repescagem para nascidos até 1968 sacarem valores esquecidos
>>> Caixa libera saque do FGTS de municípios mineiros afetados por chuvas
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube