RedeTVi - Notícias | Mundo

Homem passa cinco anos a mais do que deveria na prisão: "Ninguém me avisou que minha pena tinha terminado"

Saída, que deveria ter ocorrido em 2015, só foi oficializada no início de julho


(Foto: Divulgação/Samoa Observer)

Sio Agafili, ex-presidiário e pai de três filhas da Samoa, um conjunto de ilhas na Oceania, cumpriu em torno de cinco anos a mais do que deveria de sua pena por conta de um erro da justiça do país.

Agafili, hoje com 45 anos, foi preso em 2008 sob acusações de roubo e furto e condenado a cinco anos de prisão. Já dentro do encarceramento, se envolveu em uma briga com um colega de cela e foi condenado novamente a cinco anos por agressão. Aí começa a confusão.

As duas penas precisariam ser cumpridas ao mesmo tempo, porém, nem a justiça nem sua defesa se atentaram a esse detalhe e entenderam que primeiro ele cumpriria a pena por roubo e furto e depois a condenação por agressão.

Se cumprida da forma correta, a pena de Agafili terminaria em dezembro de 2015, mas o mal entendido só foi percebido no início de junho deste ano após o homem comparecer ao tribunal para depor sobre um novo incidente ocorrido na prisão.

Após perceber o equívoco, a juíza Daryl Clarke ordenou que o homem fosse solto mediante pagamento de fiança e aguardará o julgamento deste novo incidente em liberdade, a previsão é que a sentença saia até o final de julho.

Em entrevista ao jornal “Samoa Observer”, Sio Agafili disse que perdeu as contas dos dias que passou atrás das grades e que não se atentou ao fato de que deveria ter saído muito tempo antes.

“Ninguém me disse quando minha pena tinha terminado”, disse. “Não me lembro de quando deveria estar fora, só sabia que tinha que comprar meu tempo lá dentro”, completou.

Veja também!

>>> "Estou bem", diz Jair Bolsonaro ao revelar que está com Covid-19

>>> Entenda como a Covid-19 afeta a vida da população indígena brasileira

>>> Pessoas superendividadas têm menor qualidade de vida, diz Banco Central

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube