Guerra na Ucrânia: Rússia analisa proposta de paz feita por Lula
Vice-chanceler russo enfatizou o posicionamento diplomático do Brasil em relação ao conflito
(Foto: Reprodução/ Twitter)
Nesta quinta-feira (23), o vice-chanceler russo Mikhail Galuzin afirmou que o país está analisando a proposta de paz feita pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder brasileiro propôs, inicialmente, que um grupo de países não envolvidos na Guerra entre Rússia e Ucrânia, mediassem uma saída pacífica ao conflito. Lula levou a ideia ao premiê alemão Olaf Scholz e ao presidente norte-americano Joe Biden.
Em entrevista à agência estatal russa Tass, o vice-chanceler disse que a evolução do conflito, que completa um ano na sexta-feira (24), precisa ser levada em conta. "Nós notamos as declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação para tentar encontrar meios políticos de evitar escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo, e considerando os interesses de todo os atores", declarou.
Galuzin ainda ressaltou a parceria da Rússia com o Brasil, enfatizando o posicionamento diplomático do país em relação ao conflito. “Gostaria de enfatizar que a Rússia valoriza a posição de equilíbrio do Brasil na atual situação internacional, sua rejeição a medidas coercitivas unilaterais tomadas pelos EUA e seus satélites contra nosso país e a recusa de nossos parceiros brasileiros em fornecer armas, equipamentos militares e munição para o regime de Kiev”, disse o vice-chanceler.
Veja também!
>>> Lula se reúne com ministros para tratar da ajuda ao litoral de SP
>>> Chacina em Sinop: homens matam seis pessoas após perderem jogo de sinuca
>>> Último ponto de interdição total na Rio-Santos é desobstruído
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube