Grupo de nado sincronizado cria apresentação para desmistificar menstruação
Foto: Reprodução/Instagram/The Clams
A fim de desmistificar e questionar tabus acerca do período menstrual, o grupo de mulheres feministas "The Clams" na Austrália criou uma equipe de balé aquático com apresentações especificamente dedicadas à menstruação.
[leiamais]
Vestidas com maiôs vermelhos e toucas brancas, as oito mulheres posaram para a lente da fotógrafa Bri Hammond segurando absorventes internos gigantes nas mãos. Segundo as redes sociais do grupo, a performance, batizada de "Crimson Tide: A Period Piece", será uma rotina de nado sincronizado com enormes boias de piscina de absorvente, uma trilha sonora de quatro partes sincronizadas com as quatro fases do ciclo mensagem e uma dança especial com 15 metros de tecido vermelho.
"Eu gostaria que os períodos não fossem vistos como um tabu, como algo sujo ou errado. Eu gostaria que quando as meninas menstruassem em alguns países isso não significasse o fim da sua oportunidade de ir para a escola", contou Roz, membro da equipe ao "Metro.uk", que também é criadora da empresa Tsuno, que vende absorventes sustentáveis feitos com fibra de bambu.
Segundo ela, o show será uma recriação da menstruação com o objetivo de gerar um debate em torno do ciclo menstrual. "Eu gostaria que pessoas em todos os lugares fossem adequadamente educadas sobre a menstruação e tivessem acesso a proteção higiênica eficiente. O nosso ciclo menstrual deveria ser celebrado e compreendido. Os picos e recaídas hormonais podem nos ajudam a entender melhor a nós mesmas, nossas emoções, energia e fertilidade", completou Roz.
O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos da apresentação será destinado para a organização "Share the Dignity", que fornece para mulheres moradoras de rua itens de higiene básicos, e ao Tsuno.
Fotos: Reprodução/Instagram/The Clams
Veja também: Alimentação influencia menstruação precoce