França reabre fronteiras com Reino Unido, mas exige teste de Covid
Paris seguiu recomendação da UE e liberou viajantes essenciais
A França reabriu parcialmente suas fronteiras com o Reino Unido na manhã desta quarta-feira (23), desde que os viajantes, sejam estrangeiros ou franceses, apresentem um teste negativo para o coronavírus Sars-CoV-2 , feito há menos de 72 horas, no momento do embarque.
"Os aviões, os navios e os trens Eurostar retomarão o serviço. Os concidadãos na Inglaterra, os residentes britânicos na França e aqueles que têm motivos legítimos devem estar munidos com um teste negativo", disse o ministro do Transporte, Jean-Baptiste Djebbari, que também agradeceu o "belo trabalho feito nas últimas 48 horas" pelo governo do Reino Unido.
Na lista de autorizados, estão cidadãos com cidadania europeia, não franceses residentes permanentes no bloco, pessoas que estão há menos de 24 horas na França em trânsito para o Reino Unido, profissionais da saúde e serviços essenciais, funcionários e diplomatas de governos nacionais, estudantes e professores internacionais e trabalhadores do transporte e da pesca.
O fechamento das fronteiras havia sido determinado por conta de uma nova variante do vírus causador da Covid-19 detectada em território britânico, especialmente, em Londres e no sudeste da Inglaterra. Segundo especialistas do país, a nova cepa é transmitida mais rapidamente do que as demais.
Além da França, mais de 30 países fecharam suas fronteiras com os britânicos para evitar uma disseminação da variante.
Porém, a União Europeia recomendou nesta terça-feira (22) que seus Estados-membros não mantivessem os bloqueios fronteiriços para não afetar a passagem de pessoas com trabalhos essenciais ou de bens de consumo. Mas, ressaltou que as viagens não essenciais fossem "desencorajadas".
porto de Dover, onde longas filas de caminhões haviam se formado por conta do bloqueio, começou a funcionar normalmente, mas só para aqueles com testes negativos para o coronavírus.
Veja também!
>>> Primeiras doses da vacina de Oxford estarão disponíveis em fevereiro
>>> Prefeito Marcelo Crivella é preso no Rio de Janeiro
>>> Estado de São Paulo volta para a fase vermelha após aumento dos casos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube