EUA anunciam morte de líder do Estado Islâmico em ataque na Síria
O presidente Joe Biden prometeu que divulgaria novas informações sobre a operação ainda nesta quinta (3)
(Foto: AP)
O governo dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (3) que o líder jihadista do grupo Estado Islâmico, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, morreu em um ataque do Exército americano ao Noroeste da Síria.
"Na última noite, sob minhas ordens, as forças militares dos EUA no Nordeste da Síria realizaram, com sucesso, uma operação de contraterrorismo para proteger o povo americano e nossos aliados, e fazer do mundo um lugar melhor. Graças às habilidades e bravura de nossas forças, retiramos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, líder do Estado Islâmico”, escreveu Biden em comunicado divulgado pela Casa Branca.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades americanas, o líder do Estado Islâmico morreu após provocar uma explosão que vitimou também membros de sua família.
"Graças à bravura de nossas tropas, esse líder terrorista horrível não está mais aqui", declarou Biden.
Abu Ibrahim al-Hashemi al-Quraishi explodiu a si mesmo enquanto tropas dos EUA se aproximavam de Quraishi, ele liderava o grupo desde a morte do fundador Abu Bakr al-Baghdadi, em 2019.
Segundo as equipes sírias de resgate, ao menos 13 pessoas foram mortas na ação.
"A operação de ontem à noite tirou um grande líder terrorista dos campos de batalha e enviou uma mensagem forte aos terroristas de todo o mundo: ‘nós vamos atrás de vocês e vamos encontrá-los’", disse o presidente americano.
Veja também!
>>> Países europeus retiram restrições contra covid-19
>>> RedeTV!: Super Bowl LVI na TV aberta
>>> Concreto é utilizado para cobrir cratera aberta na Marginal Tietê
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube