Estado Islâmico reivindica ataque com faca na França
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou um ataque cometido nesta quinta-feira (23) por um homem com uma faca na cidade francesa de Trappes, perto de Paris. Segundo informações, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.
O atentado foi realizado por um "combatente" do grupo terrorista Estado Islâmico, de acordo com afirmações da agência de notícias "Amaq", que é vinculada ao grupo jihadista. O comunicado foi propagado através da rede social Telegram. "O ataque é uma resposta ao apelo de fazer atentados contra cidadãos (de países) da coalizão", afirmou o EI em nota.
Ao todo, três pessoas morreram no ataque, entre elas o agressor, segundo informou o delegado do Governo no departamento francês de Yvelines. Uma fonte do Ministério do Interior sugeriu à agência Reuters que a mãe e a irmã do agressor foram as vpítimas. Os jornais "Le Parisien" e "Libération", citando a France Presse, também confirmaram que as vítimas eram as duas familiares do suspeito.
Em mensagem na sua conta do Twitter, a polícia francesa afirmou que a operação em torno da rua Camille Claudel de Trappes tinha terminado e que o suspeito foi "controlado" e faleceu.
A emissora "France Info" detalha que o agressor, segundo fontes próximas ao local, chegou a apunhalar várias pessoas que passavam pela rua pouco antes das 9h (horário local, 4h em Brasília). Após isso, ele fugiu e se refugiou em uma casa.
Pouco depois, o homem saiu de onde e estava, gritando "Alá é grande" e recebeu vários tiros das forças da ordem, segundo o canal "BFMTV".
Embora o EI tenha assumido a autoria da ação, as autoridades não trataram o ocorrido como atentado terrorista em primeiro momento. As Forças Armadas ainda irão investigar o imóvel e o celular do agressor para recolher mais informações.
O retorno do líder
O Ei divulgou ontem a primeira mensagem em quase um ano de seu líder, Abu Bakr al Baghdadi, que em um áudio de quase uma hora fez uma apelo a seus seguidores para continuarem com a luta contra o inimigo.