Embaixada recomenda que brasileiros redobrem a atenção na Ucrânia e evitem províncias de Donetsk e Luhansk
Comunicado foi divulgado na tarde deste sábado (19)
(Foto: Divulgação/Embaixada do Brasil em Kiev)
A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, divulgou um comunicado neste sábado (19), recomendando que os brasileiros que estão no país e redobrem a atenção e evitem as províncias de Donetsk e Luhansk por conta do possível conflito com a Rússia.
“A Embaixada do Brasil em Kiev recomenda aos brasileiros no país redobrar a atenção e evitar visitas às províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk. Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, diz um trecho do comunicado.
“Os cidadãos brasileiros na Ucrânia devem ainda estar atentos à possibilidade de novos cancelamentos ou adiamento de voos internacionais na próxima semana”, alerta a embaixada.
Ainda segundo o comunicado, a empresa aérea Lufthansa anunciou que irá suspender temporariamente os voos de Kiev e Odessa a partir de segunda-feira (21) até, pelo menos, o final de fevereiro.
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e se solidarizou com a situação. A presença de Bolsonaro no país já estava prevista em sua agenda presidencial. Ele retornou ao Brasil na sexta-feira (18) para visitar Petrópolis, assolada por um temporal no início da semana.
A Rússia nega a possibilidade de invadir a Ucrânia, mas os países do Ocidente encaram as decisões do Kremlin com desconfiança. Os russos afirmam que estão em ação de retirada das tropas da fronteira com a Ucrânia, mas ainda há milhares de soldados por lá.
A tensão se dá, entre outras razões, porque a Rússia exige que a Ucrânia não faça parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial.
Veja também!
>>> Quinto dia de buscas por vítimas das fortes chuvas em Petropólis iniciam na manhã deste sábado
>>> SP inicia mutirão de vacinação em escolas públicas e privadas
>>> Seleção do Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube