Coronavírus: Itália inicia reabertura para criar "nova normalidade"
Principal novidade do ponto de vista social é a liberação de visitas a parentes ou relações amorosas
Com a desaceleração da pandemia de coronavírus, a Itália iniciou nesta segunda-feira (4) um cronograma de reabertura gradual das atividades sociais e produtivas para tentar construir uma espécie de nova normalidade e se adaptar à convivência com o Sars-CoV-2.
Apesar das pressões de governadores de oposição, de comerciantes e até de parte da base aliada, o primeiro-ministro Giuseppe Conte preferiu ser cauteloso nas flexibilizações, temendo que um eventual recrudescimento nos contágios force um recuo nas medidas de reabertura.
A principal novidade do ponto de vista social é a liberação de visitas a parentes ou relações amorosas, desde que respeitadas normas de distanciamento físico e de higiene e que seja dentro da mesma região. Uma pessoa que mora na Lombardia, por exemplo, não pode visitar seus pais no Vêneto.
O governo também permitiu a reabertura de parques e a prática de atividades esportivas longe da própria casa, bem como sessões de treinamento de atletas profissionais de forma individual. Clubes de futebol podem abrir seus CTs para os jogadores se condicionarem individualmente, mas treinos coletivos só serão autorizados a partir de 18 de maio.
No campo produtivo, o governo reabriu os setores de manufatura, construção civil e o comércio por atacado necessário para essas duas atividades. Já o varejo voltará ao trabalho em 18 de maio, bem como museus e bibliotecas.
Veja também!
>>> Auxílio de R$ 600: Caixa abre duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira
>>> Senado aprova socorro de R$ 125 bilhões a estados e municípios
>>> Presidente do Sindicato dos Atletas critica corte de salário no São Paulo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube
<