Contagem regressiva: oxigênio de submarino desaparecido acaba na quinta
O submarino desapareceu durante expedição para ver destroços do Titanic no último domingo
(Foto: Oceangate/ Divulgação)
O possível resgate dos tripulantes do submarino que desapareceu durante expedição para ver os destroços do Titanic está em “contagem regressiva”.
Desaparecido no Oceano Atlântico desde o último domingo (18), o submersível tem oxigênio disponível para durar apenas mais 20 horas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21), pelo contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, à rede BBC.
Mauger destacou que com o tempo para resgate de sobreviventes acabando, as operações estão aceleradas. Além de correr contra o tempo, os trabalhos de buscas foram intensificados após uma sonda de uma avião militar do Canadá captar ruídos semelhantes a batidas próximo a região onde o submarino desapareceu.
[leiamais]
O que se sabe sobre o submarino:
- Denominado Titan, ele desapareceu na manhã de domingo (18);
- Para participar da expedição promovida pela a Ocean Gate Expeditions, cada tripulante pagou 250 mil dólares (cerca de R$ 1,2 milhão).
- A cada 15 minutos a embarcação enviava para a estação da Polar Prince um sinal de alerta, marcando sua última localização. O último sinal emitido pelo submarino foi recebido na segunda às 15h do Greenwich Mean Time (GMT) - cerca de 12h não horário de Brasília;
- De acordo com o MailOnline, o Titanic se encontra a uma profundidade de 3.800 metros. O submarino Titan foi projetado para atingir um máximo de 4 mil metros;
- O submersível tem 6,7 metros de comprimento, pesa 10.432 kg e possui apenas uma pequena janela oval que permite enxergar do lado de fora.
- A capacidade máxima suportada é de cinco pessoas, incluindo o piloto, que devem ir sentadas lado a lado com as pernas cruzadas. Não é possível ficar em pé no submarino;
- O submarino viaja a velocidade de 1,852 km/h;
- Existe um único banheiro na embarcação, que é separado do resto do ambiente por uma espécie de cortina;
- O submarino é conduzido por um controle que lembra o de videogame, porém peças sobressalentes também são levadas, caso o manete apresente problemas.
Veja também:
>>> Caso Isabella Nardoni: Anna Carolina Jatobá é solta
>>> Votação do arcabouço fiscal na CAE é adiada para quarta-feira
>>> STF marca julgamento de 45 acusados de participar de atos golpistas
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: