Carro voador recebe certificado para voar
Em testes, o “AirCar” passou por 200 decolagens e aterrissagens
Um novo modelo de carro voador recebeu um certificado da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) para viabilizar sua produção. O veiculo, que passou por diversos testes, pode se transformar em uma aeronave de pequeno porte.
Batizado de “ArirCar”, o protótipo recebeu o certificado após completar 70 horas de “testes de voo rigorosos”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto do “carro-avião de modo duplo”.
Segundo comunicado da Klein Vision, nos voos de teste foram feitos mais de 200 decolagens e aterrissagens. A performance demonstrou ser 100% compatíveis com os padrões da EASA.
“Os desafiadores testes de voo incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica do veículo quando está em modo aeronave”, disse a empresa.
O porta-voz da empresa informou à CNN que para pilotar o ”AirCair" será preciso ter uma licença de piloto, a previsão é que seja colocado à venda dentro de 12 meses.
O carro ganhou o motor da BMW que tem 1,6 litros e funciona com combustível comum vendido em posto de gasolina.
Em junho de 2021, o carro conseguiu completar um voo de teste de 35 minutos nos aeroportos de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia. Quando o pouso foi realizado o carro se transformou em carro e foi diretamente paras ruas do centro da cidade.
Veja também!
>>> Governo notifica farmácias e laboratórios por conta do aumentos de preços nos testes de covid-19
>>> OCDE formaliza convite para início da adesão do Brasil à organização
>>> Correntistas resgatam R$ 900 mil esquecidos em bancos, segundo BC
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube