RedeTVi - Notícias | Mundo

Brasileira presa com drogas na Tailândia assumiu ser culpada

Mary Hellen Coelho foi detida em fevereiro e julgada em maio, mas somente nesta semana sua defesa teve acesso aos documentos do tribunal

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Mary Hellen Coelho, a brasileira de 22 anos que foi presa na Tailândia ao ser flagrada com drogas no país, se declarou culpada durante seu julgamento em maio deste ano. Sua pena foi decretada no mesmo mês, mas somente nesta semana a defesa dela teve acesso aos documentos do tribunal.

Ela foi condenada, no âmbito penal, a sete anos e seis meses de prisão por ter se declarado culpada pelo crime de tráfico de drogas. Além disso, também foi multada em cerca de 750 mil Baht (aproximadamente R$ 106 mil). De acordo com a defesa de Mary Hellen, esse valor também pode ser convertido em dias de detenção, o que resultaria em pelo menos mais quatro anos na sentença.

Após um terço da pena, a brasileira também pode recorrer ao perdão do rei da Tailândia, Mata Vajiralongkorn, para tentar reduzir a pena. Outra possibilidade é trabalhando na prisão e obtendo um bom comportamento.

Entenda o caso

A brasileira foi presa em fevereiro deste ano com outro brasileiro. Eles foram detidos no aeroporto de Bangkok com cerca de 9 kg de cocaína nas bagagens. Um terceiro brasileiro com mais 6,5 kg da mesma droga também foi preso momentos depois.

Mary Hellen morava em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, mas nasceu no Rio de Janeiro. Ela morava com a mãe, que luta contra um câncer de útero, e mais quatro irmãos. De acordo com sua irmã, Mariana, a família não sabia do seu envolvimento com drogas. 

O caso ganhou repercussão porque a brasileira chegou a correr o risco de ser executada, já que na Tailândia o crime de tráfico de drogas pode ser punido com a pena de morte.

Veja também!

>>> Câmara aprova texto-base do projeto que limita ICMS sobre combustíveis

>>> PF prende segundo suspeito de participação no desaparecimento de jornalista inglês e indigenista

>>> União informa que não haverá acordo entre governo e estados sobre ICMS

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube