Biden afirma que está disposto a conversar com Vladimir Putin
Presidente dos Estados Unidos quer dar fim à guerra na Ucrânia
(Foto: Reprodução/Twitter: @POTUS)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na quinta-feira (1º), que está pronto para conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a fim de colocar um fim na guerra na Ucrânia, que está próxima de completar 10 meses. As informações são das agências AFP e EFE.
A declaração se deu em uma conversa com o presidente da França, Emmanuel Macron, que foi a primeira visita recebida pelos EUA desde que Biden assumiu o Poder Executivo. “Estou disposto a conversar com Putin se estiver buscando uma forma de pôr fim à guerra”, confirmou Biden em entrevista coletiva.
Esta é a primeira vez que o presidente americano fala sobre um possível diálogo com a Rússia. Além dos EUA, a conversa aconteceria em parceria com a França e os demais integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Macron, por sua vez, concordou com a fala de Biden, mas destacou que a guerra só começou porque Putin quis. O francês acredita que é legítimo que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estabeleça pré-condições para a negociação.
“Nunca pediremos aos ucranianos para chegar a um acordo que não seja aceitável para eles porque isso nunca construiria uma paz duradoura. Se queremos uma paz duradoura, temos que respeitar que os ucranianos definam o momento e as condições em que negociarão sobre seu território e seu futuro”, disse Macron.
Veja também!
>>> Brasil enfrenta Camarões tentando manter 100% de aproveitamento
>>> Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias
>>> Defesa Civil emite alerta para previsão de chuva em três estados
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube