Bebê nasce com DNA de três pessoas no Reino Unido
O bebê nasceu com 99% do material genético dos pais originais e com cerca de 1% do terceiro doador
(Foto: Pixabay)
No Reino Unido, caso inédito chamou a atenção no mundo da ciência. Um bebê nasceu com DNA de três pessoas, devido uma técnica polêmica.
Permitido apenas pelas autoridades de saúde britânica, a técnica de fertilização utiliza o material genético de três indivíduos para gerar o feto. O bebê nasceu com 99,8% do material genético dos pais originais, e com cerca de 1% do terceiro doador.
O tratamento ocorre com doação mitocondrial, desenvolvido com a finalidade de evitar que as crianças herdem doenças dos pais.
Em 2015, o Reino Unido aprovou a técnica. A regulamentação permite que apenas mulheres com doença mitocondrial grave, passem pelo tratamento, porém, isso após comprovar o problema.
Entenda o procedimento
No procedimento, as mitocôndrias do óvulo doador (saudável) substitui do óvulo da mãe. Existem, dois métodos aprovados de transferência.
O primeiro possibilita que o material do núcleo seja transferido para o óvulo doador, assim, sendo fecundado com o esperma do pai.
No segundo método, o óvulo da mãe é fecundado em laboratório e o gameta doado também é fecundado. Após a fecundação, o material genético do nucleo é trocado. “Em ambas as técnicas, os embriões são criados usando seu material genético nuclear (os genes que fazem de você quem você é) e mitocôndrias saudáveis doadas", informa a página do tratamento.
Veja também!
>>> Lula lamenta morte de Rita Lee: "artista à frente do seu tempo"
>>> MPF cobra Telegram sobre disparo de mensagem contra PL das Fake News
>>> Dino promete tomar providências legais contra Telegram
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: