RedeTVi - Notícias | Mundo

Bebê de 9 meses está entre os infectados pelo coronavírus na China, diz jornal

Até o momento, 56 mortes foram confirmadas

(Foto: Reprodução)

Um bebê de nove meses está entre os infectados pelo coronavírus na China, de acordo com o jornal estatal "Diário do Povo”, em publicação neste domingo (26). O paciente seria o mais jovem diagnosticado com a doença desde o início do surto, em 31 de dezembro.

Até o momento, 56 mortes foram confirmadas e mais de 2 mil casos foram relatados no país asiático.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou neste quinta-feira (23) que ainda é cedo para declarar emergência globalem virtude da contaminação de coronavírus em alguns países. O comitê da OMS se reuniu  para definir o nível de gravidade da doença. “Vários membros consideraram que é ainda muito cedo para declarar Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, dada sua natureza restritiva e binária”, declarou a OMS em nota.

A OMS entende que o sistema de alerta de surtos não é o ideal e que deveriam existir estágios intermediários de alerta. A entidade alerta aos países não afetados que estejam preparados para eventuais providências de contenção, vigilância ativa e medidas de isolamento.

O vírus foi registrado primeiramente na China, na região de Wuhan. As autoridades chinesas reportaram um aumento no número de casos, de casos suspeitos, de províncias afetadas e da proporção de mortes em relação aos casos confirmados. O Comitê de Emergência da OMS também foi informado da evolução dos casos no Japão, Coreia do Sul, Tailândia e um possível caso em Singapura.

As autoridades chinesas proibiram a venda de animais vivos nos mercados de Wuhan, cidade que foi colocada em uma espécie de “quarentena” para evitar a disseminação do vírus. Além do bloqueio de voos e trens com destino à metrópole, serviços de transporte público foram limitados.

No último sábado (25), o governo chinês suspendeu viagens turísticas de cidadãos chineses para o exterior a partir da próxima segunda-feira (27). A medida é para evitar que o vírus se espalhe para outros países.

Características

Segundo o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Os coronavírus humanos causam doença respiratória, de leve a moderada, no trato respiratório superior. Os vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa.

Os primeiros coronavírus humanos foram inicialmente identificados em meados da década de 1960.

Veja também!

>>>Governo de Minas Gerais decreta estado de emergência em 47 cidades

>>>Inscrições para o Sisu se encerram às 23h59 deste domingo

>>>Brasil e Índia terão parceria para a produção animal

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!