Avião ucraniano cai no Irã e deixa 176 mortos; vídeo
Embaixada da Ucrânia em Teerã aponta falha no motor como causa do acidente
Avião ucraniano com 176 a bordo cai perto do aeroporto de Teerã; embaixada descarta ataque - (Foto: AP Photos/Mohammad Nasiri)
Um Boeing 737 da companhia aérea Ukraine Airlines caiu nesta quarta-feira (8) logo após decolar do aeroporto internacional de Teerã, no Irã. Havia 176 pessoas a bordo do avião, incluindo a tripulação. Não há sobreviventes, de acordo com fontes locais.
Ao todo, as vítimas são 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães, informou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko. Dos 11 ucranianos mortos, nove eram membros da tripulação, confirmou o Conselho de Segurança de Kiev.
“O avião caiu cinco minutos depois de decolar, disse o porta-voz da aviação civil Reza Jafarzadeh. “O piloto não teve qualquer contato com a torre de controle e não anunciou qualquer situação de emergência antes do acidente”, acrescentou.
De acordo com a embaixada da Ucrânia no Irã, o avião sofreu uma falha no motor. O órgão ainda afirna que o acidente não foi causado por "terrorismo".
As autoridades da Ucrânia e o Irã excluíram qualquer ligação entre a queda do avião e a tensão no Oriente Médio e crise com os Estados Unidos. Os dois países não acreditam se tratar de um atentado terrorista nem que a aeronave tenha sido atingida por um míssil. Segundo um dirigente do Ministério do Transporte do Irã, Qassem Biniaz, a causa do acidente seria um problema no motor, que teria pegado fogo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cancelou uma visita oficial a Omã e está retornando para Kiev devido ao acidente.
Veja também!
>>> Bolsonaro diz que quer manter relações comerciais com Irã
>>> Captação líquida da poupança caiu 65,2% no ano passado
>>> Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!