RedeTVi - Notícias | Mundo

Ataque dos EUA em aeroporto de Bagdá mata general iraniano

Pentágono confirmou que foi responsável pelo bombardeio

O principal comandante militar do Irã e líder de uma milícia local pró-Teerã, Qasem Soleimani, foi morto num ataque coordenado pelos Estados Unidos contra um aeroporto de Bagdá, capital do Iraque, na madrugada desta sexta (3).

O pentágono confirmou em um comunicado que foi responsável pelo bombardeio realizado por um drone e que a ação foi autorizada pelo presidente Donald Trump para evitar que o Irã realizasse novos ataques contra alvos americanos.

“Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani. Esse ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do mundo”, afirmou a nota.

Analistas internacionais afirmam que a morte de Soleimani é maior do que a de Osama Bin Laden. Ele estava na lista das 50 pessoas que moldaram a década feita pelo jornal Financial Times.

O general era visto como um herói no Irã e tinha papel-chave nas negociações políticas para formar um governo no Iraque.

Veja também!

>>>Prazo para alistamento militar online já está aberto

>>>Receita detalha cotas de isenção para viajantes que chegam ao país

>>>Exportações brasileiras sofrem queda de 7,5% em 2019

>>>Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!