Após uma década de perseguição internacional, homem é preso por série de estupros em Londres
Ele cometia os crimes perto da sua casa, no leste da cidade inglesa, e chegou a assassinar uma das vítimas
Aman Vyas - (Foto: Divulgação/Polícia de Londres)
Um homem, de 35 anos, foi condenado nesta quinta-feira (30) por uma série de estupros no leste de Londres, na Inglaterra, entre março e maio de 2009. A letargia do processo durou mais de 10 anos pois o criminoso fugiu do Reino Unido semanas depois estuprar três mulheres e assassinar uma na capital inglesa, segundo informações do jornal "Daily Mail".
Aman Vyas foi condenado pelo estupro e assassinato de Michelle Samaraweera, de 35 anos, além de estuprar outras mulheres durante uma onda de três meses de crimes em Londres. Ele ficou conhecido como "Night Stalker" (Perseguidor Noturno, em português). Ele morava na região de Walthamstow, leste londrino, e atacava as vítimas perto da residência.
Segundo informações do jornal, os jurados que julgaram o acusado foram avisados que ele admitiu alguns crimes e que, em um caso, ele teria dito que havia feito sexo de forma consensual com uma mulher e ela acabou morrendo durante o ato. Em todos os casos, o sêmem de Vyas foi encontrado em todos os locais dos crimes.
Michelle Samaraweera, morta aos 35 anos - (Foto: Divulgação/Polícia de Londres)
Fuga de uma década
Aman Vyas fugiu da justiça britânica por mais de 10 anos. As autoridades dizem que ele fugiu para o exterior logo após cometer o assassinato e isso dificultou a procura do acusado.
Em uma grande operação policial na época dos estupros, os agentes coletaram mais de 1.100 amostras de DNA de pessoas que correspondiam à descrição do suspeito e quase 61.000 pôsteres foram colados em endereços próximos. Um antigo chefe de Vyas reconheceu o homem, mas ele já havia fugido.
Imagens de câmera de segurança - (Foto: Divulgação/Polícia de Londres)
As autoridades então começaram a busca internacional atrás do suspeito e, em 2011, descobriram que ele estaria na Nova Zelândia, logo depois ele teria ido para Cingapura e escapou dos radares policiais.
No meio do ano de 2011, autoridades indianas avisaram a polícia britânica que prenderam um homem que poderia ser Vyas tentando sair do país. Preso na Índia e depois de muita negociação, o acusado foi enviado ao Reino Unido em 4 de outubro de 2019.
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube