Após a chegada de cinco parlamentares dos EUA, China anuncia novos exercícios militares nos arredores de Taiwan
Americanos desembarcaram no domingo (13); chineses consideram a ilha parte de seu território
(Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores de Taiwan)
Com a visita realizada por cinco parlamentares dos Estados Unidos à ilha de Taiwan no final de semana, a China anunciou nesta segunda-feira (15) novos exercícios militares nos arredores do país.
A viagem dos políticos aconteceu menos de duas semanas após a ida da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, a Taipé, capital de Taiwan, país que os chineses consideram como parte de seu território.
O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Quian, confirmou que as novas manobras são uma nova resposta à visita dos parlamentares americanos. Segundo a Defesa de Taiwan, ao menos 30 aviões e cinco navios de guerra ao redor da ilha.
Os americanos chegaram em Taiwan no domingo (14) e devem ficar dois dias na região. Junto com a presidente Tsai Ing-wen, os parlamentares devem discutir temas como comércio, segurança regional e mudança climática, segundo o escritório cultural dos EUA no país, que funciona como uma embaixada, já que pouco mais de 10 países reconhecem a independência da ilha.
Entenda a tensão entre China e Taiwan
A China passou pela Revolução Comunista em 1949 e, com a derrota dos capitalistas, muitos deles recuaram para Taiwan, território que os chineses consideram como uma província histórica.
Desde 2016, o governo da China tem aumentado a pressão militar e diplomática contra a ilha. A atual presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, é a favor da independência de Taiwan.
Diante desse cenário, os Estados Unidos adotam uma política de ambiguidade estratégica. Os americanos reconhecem o governo chinês desde o fim da década de 1940 e, em 1972, Richard Nixon, então presidente dos EUA, reconhece a ilha como território chinês, mas também mantém relações com Taiwan, algo que o governo americano conserva até os dias de hoje.
Veja também!
>>> Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
>>> Parlamentares dos EUA chegam a Taiwan em meio a tensão com a China
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube