Tribo de 'homens-peixe' corre risco de desaparecer
Habitantes são conhecidos pela capacidade de prender a respiração e passar muito tempo debaixo d'água
(Foto: Reprodução/Youtube)
Os membros da tribo Badjao, conhecidos pela capacidade de segurar a respiração por muito mais tempo do que a média dos humanos, correm o risco de desaparecer.
Isso porque a tentação pelo modo de vida ocidental moderno ameaça as tradições desse povo. Além disso, a poluição crescente, não apenas das águas ao redor do vilarejo, mas dos peixes que formam a maior parte da dieta deles, também influenciaria na qualidade de vida dos Badjao.
Ao 'Daily Mail', um dos membros da tribo, Santarawi Lalisan, de 85 anos, contou que muitos abandonaram o tradicional jeito de vida Badjao para viver como ocidentais.
Contudo, alguns ainda seguem as velhas tradições, praticando pesca subaquática com óculos de natação de madeira que usam vidro de garrafas quebradas como lentes.
Os Badjao conseguem ficar até 13 minutos debaixo d'água sem respirar. A habilidade única seria resultado de uma maior concentração de oxigênio no sangue desse grupo, devido a uma mutação no baço deles, que torna o órgão maior, funcionando como uma espécie de "tanque de mergulho biológico".
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp