'Ressurgimento de um grande guerreiro', diz Jair Bolsonaro após vitória de Donald Trump nos EUA
O ex-presidente do Brasil celebrou a conquista do republicano contra Kamala Harris
(Foto:Reprodução/EFE)
Donald Trump venceu a disputa pela presidência dos Estados Unidos. A apuração teve início na noite desta terça-feira (5) e os analistas políticos indicavam uma disputa acirrada com a candidata democrata Kamala Harris. Na manhã desta quarta-feira (6), Trump já estava matematicamente eleito de acordo com a projeção da Associated Press.
A vitória do republicano repercutiu rapidamente no Brasil e foi celebrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas redes sociais:
"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à Presidência da República dos Estados Unidos da América para completar sua missão: restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade", escreveu o Bolsonaro no X, antigo Twitter.
O ex-presidente afirmou que a vitória do empresário é um marco "que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia": "Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países... Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades".
"Que nossa nação retome o seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e de seus valores, sem a mácula da censura e do abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos".
"Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados", concluiu.
Vale relembrar que Donald Trump enfrentou uma série de desafios legais e políticos que geraram questionamentos sobre sua elegibilidade para concorrer à presidência em 2024.
Embora não tenha sido formalmente considerado inelegível, Trump esteve envolvido em diversos processos legais que poderiam potencialmente afetar sua candidatura e chegou a ser condenado, em maio deste ano, por fraude contábil.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp