"Quem comemorar dia 8 está praticando crime", diz Alexandre de Moraes
"Seria importante que essas pessoas tenham muito cuidado", disse o ministro do STF
(Foto: Agência Brasil)
Na quinta-feira (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que quem comemorar os atos golpistas de 8 de janeiro estará cometendo crime. A declaração ocorreu em entrevista a revista Veja.
A data que ficou marcada como tentativa de golpe de Estado, completa um ano na próxima segunda-feira (8).
Relator de 1.345 processos criminais contra os golpistas que invadiram as sedes dos Três poderes, Moraes ressaltou que a data marca um crime.
"Qualquer pessoa que pretenda comemorar o dia 8 estará comemorando um crime, porque estará comemorando uma tentativa de golpe. Seria importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer. Depois vão acusar o Ministério Público e o Poder Judiciário de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe. Não se comemora tentativa de derrubar dos Poderes constituídos. Isso é crime também", disse o ministro à Veja.
Na próxima segunda, uma cerimonia proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ocorrer em Brasília para relembrar a resistência das instituições brasileiras durante a tentativa de golpe realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado do processo eleitoral.
A cerimônia da próxima semana deve contar com a presença dos presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de governadores, parlamentares, representantes da sociedade civil e ministros e representantes dos tribunais de Justiça e assembleias legislativas.
Veja também!
- "Gravíssimo e inaceitável", diz ministro sobre plano para matar Moraes
- Marido de cantora gospel morre após salvar esposa de afogamento
- Adolescente morre afogado após enroscar em escada de piscina
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: