Passar o Natal de verde realmente engravida? Entenda
A teoria tem ganhado destaque com a popularização de crenças
(Foto: Freepik)
A ideia de que passar o Natal de verde "engravida" é uma superstição que circula nas redes sociais, especialmente no Brasil. Essa teoria ganhou destaque com a disseminação de crenças que misturam tradição e humor.
A origem parece estar em posts e memes que brincam com a relação entre cores e suas supostas influências em aspectos pessoais, como a gravidez.
A superstição tem raízes na associação da cor verde com fertilidade, renovação e prosperidade — conceitos presentes na cultura popular. Para algumas pessoas, especialmente as mais supersticiosas, usar verde durante o Natal poderia "aumentar as chances" de engravidar, especialmente para quem já está tentando.
Para entender melhor essa crença, o portal da Rede TV conversou com Artur Costa, psicanalista e professor sênior da Associação Brasileira de Psicanálise Clínica (ABPC).
“A ideia de que 'usar verde no Natal engravida' é, sem dúvida, um mito, sem nenhum embasamento científico ou fisiológico. Essa crença provavelmente tem origem no simbolismo do verde, uma cor tradicionalmente associada à fertilidade, ao crescimento e à renovação. No contexto do Natal, que celebra o nascimento e a renovação da vida, é possível que essas associações tenham sido ampliadas, gerando superstições como essa”, explicou o psicanalista.
Artur também destacou que o verde no Natal está ligado a um tipo de árvore que simboliza a continuidade da vida: “Historicamente, o verde no Natal está associado às árvores e guirlandas feitas de plantas perenes, que simbolizam a continuidade da vida, mesmo no inverno. Essa tradição tem raízes em culturas antigas, mas não há ligação direta com gravidez.”
Esse tipo de superstição ganhou força nas redes sociais, onde as pessoas compartilham crenças e tradições de maneira bem-humorada. Com isso, a ideia de usar verde para engravidar no Natal se espalhou em forma de memes, quase sempre acompanhados de explicações leves e descontraídas. Boa parte dessas crenças, por não terem base científica, acabam virando motivo de risada na internet.
Por fim, a teoria de que usar verde no Natal "engravida" é apenas uma superstição popular, sem base científica, que mistura humor e crenças culturais sobre cores e seus significados simbólicos. Como destaca o especialista Artur: “As pessoas tendem a acreditar nessas ideias porque, no fim do ano, há um forte apelo simbólico em torno de renovação, sorte e esperança”, concluiu.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp