Mortes de adolescentes alertam para riscos de se mexer no celular enquanto carrega
Especialista explica os perigos da prática e quais os cuidados para evitar choques
(Foto: Pixabay)
No último domingo (18), duas jovens, uma de 12 e outra de 17 anos, morreram eletrocutadas enquanto mexiam no celular. Os incidentes ocorreram por razões diferentes, no entanto, ambas faziam uso do smartphone ligado à tomada.
Esses casos que não são isolados cria um alerta sobre o perigo dessa prática, além da necessidade de ficar atento a alguns cuidados importantes no uso dos aparelhos móveis.
O uso de dispositivos eletrônicos ligados na tomada é comum, no entanto, é importante estar atento a qualidade dos equipamentos e da instalação elétrica onde os dispositivos são utilizados, orienta Pedro Cardozo Júnior, professor de Engenharia Elétrica da Faculdade São Judas.
“No caso do celular, existe um fator agravante devido a maneira de utilização, pois ele é geralmente utilizado próximo a áreas sensíveis como a cabeça e principalmente os olhos. Caso haja algum defeito no equipamento, no carregador, na instalação elétrica mal projetada ou mal implementada, um acidente pode causar grandes danos ao usuário e, em alguns casos, podendo ser fatal”, explica o docente ao Portal da RedeTV!.
Entre os fatores que aumentam os riscos de choque elétrico, estão:
- Utilização de aparelhos e equipamentos de forma inadequada. Por exemplo: utilizar equipamentos fora da especificação de tensão, corrente ou potência máximas;
- Instalações mal projetadas, implementadas sem obedecer as normas ou não seguindo as especificações do projeto;
- Utilização de equipamentos de baixa qualidade ou sem aprovação das agências oficiais de inspeção de qualidade.
Para o último tópico, o professor ainda salienta a importância de adquirir equipamentos aprovados por agências oficiais de inspeção de qualidade. Isso porque “equipamentos de baixa qualidade podem não ter isolação adequada para a segurança do usuário ou podem apresentar defeitos que coloquem em risco a saúde dos usuários.”
Caso a pessoa precise fazer uso do celular carregando, ele orienta para verificar se as instalações elétricas seguem todas as normas de segurança. O ideal, no entanto, é não fazer uso dos dispositivos ligados a tomada.
“Dessa forma, mesmo que a instalação não tenha os dispositivos de segurança ou ocorra algum defeito no aparelho, os danos serão apenas materiais”, conclui Cardozo.
Veja também:
>>> Presidente Lula embarca em viagem à Europa
>>> Enem tem mais de 4,6 milhões de pré-inscrições
>>> STF envia processo contra Bolsonaro à primeira instância
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: