RedeTVi - Notícias | Geral

Ministro de Minas e Energia afirma que apagão começou em linha da Eletrobras

A falha elétrica afetou 25 estados e o Distrito Federal

(Foto: Agência Brasil)

O apagão que afetou o Brasil ao longo da terça-feira (15), teria iniciado em Quixadá-Fortaleza, em uma linha da Chesf, subsidiária da Eletrobras no Nordeste, segundo revelou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (16).

“Foi um evento considerado, a princípio, de pequena magnitude. Ele isoladamente, como dissemos ontem, não era suficiente para causar o colapso do sistema como um todo”, disse Silveira. 

O ministro revelou que o a Chesf admitiu que o evento começou na linha de Quixadá. Ainda durante a terça, Silveira afirmou que o apagão iniciou no Ceará, no entanto, não confirmou onde deu o início. 

Mesmo com a descoberta do ponto inicial, o ministro destacou que ainda é necessária a investigação  que será realizada pela Polícia Federal (PF). 

“Mais do que nunca, é extremamente necessária a participação da Política Federal já que o ONS não teve como apontar uma falha técnica que pudesse causar um evento com a dimensão da paralisação da energia”, comentou.  

Veja também:

>>> MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

>>> Lira promete votação de arcabouço fiscal na próxima semana

>>> TSE mantém decisão que multou Bolsonaro pelo 7 de setembro

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal