Lula passará por operação para tratar artrose no quadril; entenda a doença
Especialista cita quais são as causas da artrose de quadril
(Foto: Agência Brasil)
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento de infiltração para reduzir dores nos quadris, decorrentes de uma artrose, no último domingo (23). A previsão é que Lula realize uma cirurgia ainda neste ano para tratar a artrose no quadril.
A condição pela qual o presidente foi diagnosticada ocorre quando a cartilagem que reveste as superfícies articulares do fêmur e do acetábulo se desgasta gradualmente. O ortopedista e traumatologista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Marco Aurélio Silvério Neves, explica que a degeneração resulta em dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento no quadril afetado.
O especialista comenta que a artrose pode ser tratada de diversos formas, além da cirurgia. “O tratamento da artrose de quadril pode ser realizado de várias maneiras, dependendo do estágio da doença, da gravidade dos sintomas e das necessidades específicas de cada paciente”, afirma. Marcos cita os principais métodos que são medicamentos, fisioterapia, perda de peso, adaptações na rotina diária, uso de dispositivos de auxílio, terapias alternativas e artroplastia de quadril (cirurgia).
O procedimento cirúrgico para o tratamento é realizado em casos mais avançados e quando os demais métodos não estão sendo eficazes. O ortopedista destaca que a artroplastia é necessária para substituir a articulação danificada. “As principais condições que podem levar à necessidade de uma prótese de quadril incluem osteoartrite, artrite reumatoide, fraturas do quadril ou necrose avascular da cabeça femoral. O procedimento envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese artificial, geralmente realizado por um ortopedista especializado em cirurgias articulares”.
O especialista cita quais são as causas da artrose de quadril:
- O envelhecimento é um fator de risco significativo para a artrose de quadril;
- Atividades físicas intensas ou repetitivas ao longo do tempo podem levar a um desgaste prematuro da cartilagem do quadril;
- Fraturas ou outros tipos de lesões no quadril podem aumentar o risco de desenvolver artrose mais tarde na vida;
- O excesso de peso ou a obesidade colocam uma pressão adicional nas articulações, acelerando o desgaste da cartilagem;
- Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para desenvolver artrose de quadril;
- Certas condições médicas, como artrite reumatoide e osteonecrose da cabeça do fêmur, podem afetar as articulações.
Veja também:
>>> PSD expulsa Roberto Mantovani do partido após envolvimento com hostilidade a Moraes
>>> Ministro suspende normas que permitem salários acima do teto em Goiás
>>> Guerra das vassouras: clientes brigam por mercadoria em inauguração de loja
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: