RedeTVi - Notícias | Geral

Lula lamenta morte de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Corpo de Michel Nisembaum foi encontrado por forças militares israelenses, de acordo com pronunciamento feito nesta sexta (24)

(Montagem: EFE / Reprodução / Redes sociais)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do brasileiro Michel Nisembaum, encontrado pelas Forças Armadas de Israel em uma operação na Faixa de Gaza.

Michel era o único brasileiro sequestrado pelo Hamas nos ataques do dia 7 de outubro, e a família tinha esperança de que ele pudesse estar vivo.

Na rede social ‘X’ (antigo Twitter), Lula diz que soube da notícia com “imensa tristeza”, e prestou solidariedade à família.

“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel”, escreveu o presidente.

Lula também afirmou que seguirá lutando para que os reféns sejam libertados e por um cessar-fogo entre os lados.

“O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, finalizou.

A confirmação da morte de Michel foi dada na manhã desta sexta-feira (24), em um pronunciamento de Daniel Hagari, porta-voz do Exército Israelense. De acordo com ele, foram encontrados os corpos de Nisembaum e outras duas vítimas, e todos foram mortos durante os ataques de 7 de outubro.

“É com pesar que compartilho que ontem à noite as forças especiais israelenses em Gaza resgataram os corpos dos nossos reféns Hanan Yablonka, Michel Nisenbaum e Orion Hernandez”, disse Hagari.

Ainda de acordo com o porta-voz, Michel estava a caminho para buscar sua neta, de 4 anos.

Nota do Governo

O Governo brasileiro também expressou suas condolências via nota oficial publicada na manhã desta sexta. A nota reafirma a fala de Lula, que pede pela libertação dos reféns e por um cessar-fogo. 

Confira a nota na íntegra:

O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profunda tristeza e consternação, da morte do cidadão brasileiro Michel Nisembaum, que se encontrava na lista de sequestrados pelo Hamas desde os atos terroristas de 7 de outubro passado. Os atentados tiveram como saldo mais de 1.200 pessoas assassinadas em Israel e cerca de 250 tomadas como reféns.

O Brasil reitera sua veemente condenação aos atos terroristas praticados pelo Hamas e volta a exortar pela libertação imediata de todos os reféns e por negociações que levem à cessação de hostilidades em Gaza.

O governo brasileiro solidariza-se e manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos de Michel Nisembaum, bem como ao povo de Israel.