Líder do Hezbollah é declarado morto pelas Forças de Israel
Israel também anunciou a morte do chefe do Hamas na Síria
(Foto:Reprodução/EFE)
As Forças de Israel anunciaram neste sábado (28) a morte de Hassan Nasrallah, chefe do Hezbollah, em um ataque aéreo nos subúrbios de Beirute na sexta-feira (27). O porta-voz militar israelense, Avichay Adraee, afirmou que Nasrallah foi alvo direto da operação, que resultou em várias outras mortes.
Adraee o classificou como um dos terroristas mais influentes do mundo, destacando que sua liderança transformou o Líbano em uma base armada contra Israel.
O exército israelense confirmou que a operação teve como objetivo neutralizar a ameaça que o Hezbollah representa. O bombardeio deixou pelo menos seis mortos e 91 feridos, ocorrendo pouco após um discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na ONU.
Na sexta-feira, o Hezbollah já havia sinalizado a perda de contato com seu líder, aumentando as especulações sobre sua situação, segundo informações das agências AFP e Reuters.
De acordo com o G1, o Hezbollah não havia se pronunciado oficialmente sobre o paradeiro de Nasrallah até a manhã deste sábado. “O governo do Irã, que apoia o grupo extremista, informou que estava checando a condição dele”, divulgou o portal.
Um novo capítulo no conflito?
Após o ataque, o tenente-coronel Nadav Shoshani declarou que Israel está em alerta máximo, antecipando possíveis retaliações do Hezbollah. Novas explosões foram relatadas em Beirute, com Israel continuando a bombardear alvos vinculados ao grupo.
A morte de Nasrallah, que comandava o Hezbollah desde 1992, pode marcar um ponto de virada significativo no conflito entre Israel e o grupo, levantando questões sobre o futuro do Hezbollah e a estabilidade na região.
“Líder do Hamas está morto!”, afirma Israel
Além da morte de Hassan Nasrallah, as Forças Armadas de Israel também confirmaram a morte de Ahmad Muhammad Fahd, chefe do grupo terrorista palestino Hamas na região sul da Síria, em um ataque realizado na noite de sexta-feira (27).
A informação foi divulgada pela agência Reuters, que reiterou que o local exato do ataque ainda não tinha sido revelado. A morte de Fahd, assim como a de Nasrallah, reflete uma escalada nas operações militares israelenses contra líderes de grupos extremistas na região.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp