Ex-funcionário da VoePass revela uso de palito em manutenção de avião durante falha
Comandante Ruy Guariola disse que, em 2019, equipe de manutenção fez improviso
O ex-funcionário da companhia aérea VoePass, o comandante Ruy Guariola, revelou detalhes da manutenção do avião modelo ATR, que caiu na última sexta-feira (9), no interior de São Paulo, deixando 62 vítimas.
Em entrevista ao 'Fantástico', da Globo, o piloto contou que enquanto trabalhava pela companhia aérea em 2019, presenciou a manutenção do sistema antigelo da aeronave, uma das suspeitas para a queda do avião. De acordo com Ruy, um palito de fósforo foi usado para resolver um problema no botão.
“O problema foi detectado no nível de aquecimento de um dos sistemas. A solução encontrada pela manutenção foi a colocação de um palito de fósforo, ou sei lá, um palito de dente. Eu vi com esses olhos que a terra há de comer”, contou o piloto.
Outro ex-funcionário da VoePass, um comissário não identificado, contou que havia um avião da companhia apelidado de "Maria da Fé", devido à precariedade da aeronave.
“A empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano. Visava mais o lucro, e a gente tinha um avião que apelidava de Maria da Fé, pra você ter ideia. Porque só voava pela fé. Porque não tinha explicação de como um avião daquele estava voando”, diz o ex-funcionário.
Apesar das suspeitas de que o acúmulo de gelo seja o responsável pela queda da aeronave em Vinhedo, as causas do acidente continuam sendo investigadas pelas autoridades.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp