Caso Iza e Yuri: como uma traição pode afetar a gravidez?
A cantora está grávida de seis meses e anunciou o fim do namoro após traição
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Grávida de seis meses, a cantora Iza surpreendeu a todos ao anunciar o fim de seu relacionamento com o jogador de futebol Yuri Lima, na quarta-feira (10), após uma traição.
A infidelidade do parceiro da artista gerou uma onda de especulações e se tornou o assunto nas redes sociais. Entre os comentários muito se questionou sobre o impacto da traição na gestação da mulher.
Para esclarecer esse tema, conversamos com a psicóloga Lidia Maria Guerra Brito, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela USP, para entender como uma infidelidade pode afetar a saúde da mãe e do bebê.
“A traição pode ter diversos impactos negativos na gestante, como estresse e ansiedade. A descoberta de uma traição pode gerar níveis altos desses sentimentos, sendo prejudiciais durante a gravidez”, explicou a especialista.
Lidia ainda destacou que o estresse crônico pode afetar negativamente tanto a saúde da mãe quanto do bebê, causando problemas relacionados ao sono, que impacta diretamente no desenvolvimento da criança.
O estresse provocado pela descoberta de uma traição pode se manifestar fisicamente, como explica a psicóloga, resultando em problemas como pressão alta, dores de cabeça e problemas digestivos. Além dos efeitos físicos, a depressão é um dos principais riscos para emocional da mãe. “A traição pode levar sentimentos de tristeza profunda e depressão. Durante a gravidez ela pode afetar a saúde do bebê, aumentando risco de complicações no parto”.
Além dos efeitos no corpo da mulher e no desenvolvimento do bebê, a infidelidade gera a ruptura do suporte emocional, fundamental para a mulher.
A especialista ainda alerta para o risco que uma traição pode causar na relação entre mãe e filho, pelo que a criança representa em relação ao relacionamento que existia.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp