Avião enfrenta forte turbulência ao passar pelo furacão Milton; veja vídeo
A aeronave fazia parte de uma missão para coletar dados do ciclone
(Foto:Reprodução/NOAA/Redes Sociais)
Pilotos e pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) enfrentaram uma intensa turbulência durante um voo em direção ao furacão Milton, nesta segunda-feira (7). A equipe, a bordo da aeronave WP-3D Orion, conhecida como "Miss Piggy", participava de uma missão para coletar dados e melhorar as previsões sobre a tempestade.
No vídeo divulgado hoje pela NOAA, a força dos ventos é perceptível dentro da cabine de comando, onde os pilotos e pesquisadores são vistos sendo sacudidos em seus assentos enquanto o avião balança devido à turbulência. Inicialmente, o céu ainda parecia azul do lado de fora, mas logo a aeronave foi envolvida por uma forte tempestade. Em outro momento do vídeo, o avião treme violentamente e objetos caem dentro da cabine, demonstrando a intensidade das condições. Um dos pesquisadores chega a pedir a um colega que recupere sua carteira, que havia caído.
Cerca de um minuto e meio após a turbulência, o clima dentro da aeronave se estabiliza, e o vídeo mostra que a chuva ficou para trás, embora o céu ainda estivesse coberto por nuvens carregadas.
Durante o voo, os cientistas da NOAA lançaram um aparelho chamado dropsonda, essencial para medir as condições meteorológicas dentro do furacão. O dispositivo fornece informações detalhadas sobre pressão, umidade, temperatura, além da direção e velocidade dos ventos no interior do sistema de tempestade. Outros radares a bordo escanearam a tempestade em diferentes direções, oferecendo aos cientistas e meteorologistas uma visão completa e em tempo real da situação.
A NOAA descreve suas equipes como aquelas que "voam sob o pior clima do mundo".
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp
- Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube
- Assista AO VIVO à programação da RedeTV!