Ana Castela revela tratamento da voz! Especialista explica o que afeta a saúde vocal dos cantores
Fonoaudiólogo destaca que hábitos considerados comuns podem acarretar problemas para a voz
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
No final de semana, a cantora Ana Castela chorou durante apresentação na “Festa do Peão de Barretos” após não conseguir atingir o tom da música “Solteiro Forçado”. Em desabafo, a sertaneja revelou que está passando por um momento cansativo, mas que está fazendo acompanhamento com especialista.
O caso de Ana não é isolado no meio musical, alguns artistas já sofreram com problemas vocais, tanto de afinação quanto de perda da voz. O ‘Portal da RedeTV!’ conversou com Vinícius Araújo, fonoaudiólogo especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Conhecido por atender artistas famosos como João Gomes, Tierry e Vitor Fernandes, o fonoaudiólogo alertou que diversos fatores podem afetar a voz de um cantor, entre eles o aumento no número de apresentações.
“Aumento de show pode afetar a voz de um artista, é importante ter esse acompanhamento e condicionamento vocal. Que é justamente recrutar a musculatura, treinando com um fonoaudiologia. Ter esse acompanhamento com um especialista em voz para fortalecer a musculatura e estar preparado para essa maratona”, destacou.
Vinícius Araújo comentou também que a falta de cuidado pode causar riscos a saúde vocal. “Uma vez que não cuida, pode estar correndo risco de ter graves problemas, desde crônicos a agudos. Dentro da questão da voz temos várias patologias que podem surgir com a falta desse cuidado”.
Ao comentar o caso de Ana Castela, o especialista cita que o fator emoção também pode levar o artista a não alcançar o tom. “No caso da Ana, a gente analisa que possivelmente a questão da desafinação não ocorreu por um fator orgânico, mas está relacionado com o nervosismo. Voz é emoção, então se você está nervoso, a voz vai travar”, opinou.
O fonoaudiólogo destaca que alguns hábitos considerados inofensivos podem acarretar problemas para a voz:
- Alimentos gordurosos prejudicam a voz, como, por exemplo, o chocolate;
- Hábitos de gritar e falar alto;
- Ingerir muita bebida alcoólica;
Por fim, Vinicius explica que cada caso é particular e aconselha que quem está passando por algum problema relacionado a voz deve primeiro buscar um profissional especializado para realizar um tratamento.
Veja também!
- Países da CPLP querem ampliar cooperação econômica e empresarial
- Faustão passa por cirurgia de transplante neste domingo em SP
- Despedida: Buchecha canta no velório de MC Marcinho no Rio
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: