RedeTVi - Notícias | Educação

Volta às aulas presenciais: Confira o cronograma das principais capitais

Veja como será a volta presencial em algumas cidades do país

(Foto: SEE Minas Gerais)

O segundo semestre do ano letivo de 2021 já iniciou de forma presencial em algumas das principais cidades do país. As aulas foram suspensas de forma presencial em março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em algumas cidades do país, as unidades de ensino voltam a funcionar presencialmente pela primeira vez no segundo semestre. Veja como ficará em algumas capitais: 

Belo Horizonte

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), as aulas presenciais nas escolas estaduais iniciarão em 3 de agosto, para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do médio.

Na capital mineira, os alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano voltam em 3 de agosto, após férias escolares.

Brasilia

A rede pública de ensino funcionará de forma híbrida em Brasília, com a volta das aulas presenciais em 2 de agosto para o segundo semestre do ensino básico de ensino.

Campo Grande

No Mato Grosso do Sul, cerca de 200 mil alunos retornarão as atividades presenciais no dia 2 de agosto, de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas.

No estado, as redes de ensino devem respeitar também as sinalizações do Prosseguir, em cada localidade, seguindo o cojunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas.

Fortaleza

O cronograma de retorno das aulas presenciais foi anunciado nesta segunda-feira (26) pelo prefeito José Sarto. A expectativa é que as aulas iniciem de forma híbrida em 8 de setembro, com volta escalonada por séries. 

Florianópolis

O segundo semestre do ano letivo será retomado de maneira híbrida na rede pública municipal no dia 3 de agosto - assim como no primeiro semestre. 

Na rede estadual de ensino, as aulas devem retomar no dia 2 de agosto, seguindo os mesmo modelos adotados no primeiro semestre de 2021. 

Goiânia

A rede estadual de ensino deve iniciar as atividades do segundo semestre de forma híbrida no dia 16 de agosto, mantendo os rígidos protocolos de segurança. 

As instituições abrem as salas de aula com 50% de capacidade. Os estudantes do 1º ao 5º ano deverão revezar diariamente. Já no ensino fundamental o revezamento ocorrerá de forma semanal. 

Natal

A Secretaria Municipal de Educação de Natal anunciou na última quinta-feira (22) que as aulas presenciais serão retomadas no dia 4 de agosto para os alunos do ensino fundamental.

Na rede estadual, a primeira etapa do retorno será para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e, para alunos da 3ª série do ensino médio, o retorno acontecerá apenas um terço dos alunos em salas de aula.

Em 9 de agosto, está previsto o retorno dos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, além das turmas da 2ª série do ensino médio. Os alunos do 8º, 9º ano e da 1ª série do ensino médio devem retornar no dia 23 de agosto.

A volta será híbrida e facultativa na rede estadual. 

Teresina

O segundo semestre na rede estadual de ensino na capital piauiense será de forma híbrida, com retomada em 9 de agosto. O retorno presencial opcional. A capacidade das salas de aula terá limite de 50%.

A rede municipal de ensino retornará de forma remota em 6 de agosto. As turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental devem retomar partir de setembro presencialmente.

Salvador 

Aulas presenciais retornaram nesta segunda-feira (26) na rede estadual de ensino, iniciando o segundo semestre do ano letivo. O retorno aconteceu de maneira híbrida, com capacidade de 50% das salas de aula.

São Paulo

Na capital paulista, os alunos do ensino estadual retornarão às aulas presenciais a partir de 2 de agosto, com inicio do 3º bimestre. 

O quarto bimestre do ano letivo inicia em 8 de outubro, com encerramento em 23 de dezembro.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as aulas retornaram nesta segunda-feira (26) . A capital está na bandeira laranja, que indica risco moderado de transmissão. 

Com essa indicação, a rede pública poderá funcionar com até 50% da sua capacidade máxima de ocupação.

No estado, as escolas devem voltar de forma presencial de acordo com a bandeira da área de risco de covid-19.


Veja também!

>>> Ministério da Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas

>>> Prefeitura de São Paulo informará sobre vacinas disponíveis

>>> Mirando liderança do Grupo, seleção feminina pega Zâmbia na Olimpíada

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube