Unicamp supera a USP e se torna a melhor universidade da América Latina segundo ranking
(Imagem: Reprodução)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) superou a Universidade de São Paulo (USP) e se tornou a melhor universidade da América Latina segundo um dos mais importantes rankings universitários do mundo, organizado pelo Times Higher Education (THE). De acordo com o levantamento, divulgado na madrugada desta quinta-feira (20), cinco instituições brasileiras aparecem entre as dez primeiras colocadas.
A publicação ressalta que o Brasil domina o ranking anual das melhores universidades da região, mas observa um resultado inferior ao do ano anterior. Em 2017, 18 instituições brasileiras figuraram entra as 50 melhores da América Latina, contra 23 em 2016. Outro detalhe apontado pelo estudo é que 20 universidades do país tiveram, neste ano, queda de posições em relação ao primeiro levantamento.
Ao Times Higher Education, o reitor da Unicamp Marcelo Knobel apontou que o ótimo desempenho da instituição no ranking é fruto dos investimentos de longo prazo feitos nos últimos 15 anos. Knobel destacou a estratégia de pesquisa e os esforços de transferência de conhecimento como fatores determinantes para esse triunfo. O reitor disse, ainda, que a Unicamp possui um "processo muito seletivo na contratação de novos professores" e desenvolve trabalhos em colaboração com empresas de pesquisa. Marcelo Knobel não deixou de mencionar à publicação as dificuldades enfrentadas pela universidade em virtude da crise vivida pelo Brasil e disse que as restrições orçamentárias devem afetar não só as pesquisas, mas também o funcionamento da Unicamp.
Outro dado importante levantado pelo estudo do Times Higher Education aponta que os baixos salários pagos aos pesquisadores, o subfinanciamento e o excesso de burocracia acabam causando a 'fuga de cérebros' da região.
Além de Unicamp e USP, primeira e segunda colocadas no ranking, outras três universidades brasileiras aparecem entre as dez melhores: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 7º, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 8º e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 9º.
O ranking completo, em inglês, está na página do Times Higher Education.