Bolsonaro pretende 'perdoar' dívidas de estudantes no Fies
O Fies é o principal programa de financiamento para estudantes universitários do Brasil
(Foto: Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (8), em conversa com apoiadores em Brasília, que os estudantes inadimplentes de Fundo Financeiro ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem ter a dívida perdoada.
De acordo com Bolsonaro, na quinta-feira (10) ele irá regulamentar essa situação. Cerca de 1,7 milhão de jovens terão a dívida “esquecida”. Não têm como pagar. Agora, não é justo perdoar lá atrás e quem está adimplente continuar pagando. Vai continuar pagando, mas vai ter um bom desconto”, disse o presidente.
O Fies é o principal programa de financiamento estudantil para estudantes universitários do Brasil. O programa também permite que os estudantes paguem as prestações somente após o fim do curso.
No final de 2021, o presidente editou uma medida provisória (MP) que criou novas regras para estudantes inadimplentes, dando o direito de renegociar a dívida em até 150 meses, com redução de juros. Ela vale para quem adotou ao programa no segundo semestre de 2017.
A nova edição de Bolsonaro à MP tem o objetivo de dar um “perdão” da dívida. “O Fies é um bom programa feito com responsabilidade. A esquerdalha criou um trilhão de universidades pelo Brasil, virou negócio. Quem acompanha um pouquinho vê o que aconteceu”, lamentou.
Veja também!
>>> Capital paulista detecta primeiro caso da BA.2, sublinhagem da Ômicron
>>> Acordo que facilita entrada nos EUA é estendido a todos os brasileiros
>>> Moradores de duas cidades da Bahia podem sacar FGTS por calamidade
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube