Petrobras anuncia fim da paridade dos preços de combustível com o mercado internacional
Estatal ainda informou que mantém preços competitivos com referências dos mercados onde atua
(Foto: Agência Brasil)
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade dos preços do petróleo e combustíveis derivados, como a gasolina e o diesel, com o dólar e o mercado internacional.
“O anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes”, informou a estatal em nota.
“Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, destaca o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A regra estava em vigor desde 2016. O preço dos combustíveis acompanhava o mercado e oscilações internacionais, não podendo ter interferência do governo para diminuir os valores.
Ainda de acordo com a Petrobras, a nova estratégia comercial usa duas referências de mercado: “(a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e (b) o valor marginal para a Petrobras”. O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Veja também!
>>> Brasil registra primeiros casos de Gripe Aviária, alerta Mapa
>>> Relatório final descarta falha do piloto em acidente que matou Marília Mendonça
>>> Dólar fecha o dia em R$ 4,88, menor cotação em 11 meses
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: