Inflação anual no Reino Unido é a maior em 40 anos
Esta é a segunda vez que a taxa fica acima de 10% em 2022, segundo o ONS
(Foto: Pixabay)
A inflação no Reino Unido atingiu a maior taxa em 40 anos nesta quarta-feira (19). Segundo dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), a o índice subiu para mais de 10% pela segunda vez em 2022.
No acumulado de 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor foi de 10,1% em setembro. Essa é a mesma taxa registrada em julho, que também foi a maior desde 1982; em agosto a inflação ficou em 9,9%.
Ainda de acordo com o ONS, a inflação foi impulsionada em setembro por conta do aumento no preço dos alimentos e bebidas não alcoólicas, que tiveram um aumento de 14,6% em um ano. A diminuição no preço da gasolina, no entanto, fez com que a alta não fosse maior.
Diante da alta da inflação, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, já sofre pressão para renunciar ao cargo mesmo tendo pouco mais de um mês de governo. O mercado financeiro britânico enfrenta uma crise por conta dos cortes de impostos planejado pela premiê e pela demissão do então ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng.
Apesar disso, na segunda-feira (17) Truss pediu desculpas pelos “erros”, mas garantiu que não renunciará em entrevista à BBC.
Veja também!
>>> Câmara aprova urgência para projeto que regulamenta pesquisas eleitorais
>>> Conselho regulamenta uso do FGTS futuro em financiamentos imobiliários
>>> Bolsonaro participa de evento em Minas Gerais
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube