Guedes diz que economia no Brasil deve crescer 5% neste ano
Ministro falou com exclusividade em edição especial do “Opinião no Ar”
(Foto: Reprodução RedeTV!)
O ministro da Economia, Paulo Guedes, concedeu entrevista exclusiva para o apresentador Luís Ernesto Lacombe, em edição especial do jornalístico “Opinião no Ar”, que foi ao ar na noite desta sexta-feira (10).
Durante a entrevista, Guedes falou dos principais temas do cenário econômico atual do país, entre eles, as previsões para a inflação em 2021 e para o próximo ano. “Essa pandemia, na verdade, criou uma economia de guerra no mundo inteiro. É a inflação mais alta dos últimos 30 anos. Além do Brasil, os Estados Unidos, a China, a Alemanha, também sofreram esse impacto. Estamos lutando ainda contra a pandemia, os efeitos, graças a Deus, estão ficando para trás”, destacou.
O ministro ressaltou que a economia do Brasil segue crescendo com previsão média de 5% para este ano. Durante o combate da covid-19, o déficit do PIB do Brasil chegou a 10%, e, atualmente, está em 1%. Para o ministro, a inflação é um efeito desastroso da pandemia, entretanto, o país está conseguindo combatê-la.
"A previsão é que no ano que vem a inflação comece a descer, e o Brasil consiga fazer essa transição da economia de guerra, para a economia de mercado vigorosa com os investimentos privados”, pontou.
Guedes destacou ainda que o governo já possui R$700 bilhões contratados para os próximos anos.
O Auxílio Emergencial, criado pelo governo federal, para auxiliar os mais vulneráveis com a renda mínima durante a pandemia da Covid-19, foi um dos temas tratados pelo ministro, que declarou que o benefício foi uma solicitação do presidente Jair Bolsonaro. “O presidente na época disse: ‘não podemos deixar ninguém para trás, temos que salvar todo mundo’”.
Além do auxílio, os programas criados pelo governo beneficiou 68 milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade, além de preservar 11 milhões de empregos neste período.
Ainda durante entrevista, Guedes declarou que a pasta tem a proposta de ter uma rampa de ascensão social para incentivar os beneficiários de programas sociais a crescerem no mercado de trabalho formal. Ele também pontuou que o governo vem criando formas para auxiliar os empresários brasileiros a gerarem maior oportunidades de emprego.
Guedes finalizou a entrevista reforçando a importância da privatização para o desenvolvimento econômico do país e falou sobre as previsões positivas que a pasta tem para o próximo ano. “Eu não era pessimista antes e não estou sendo otimista agora, estou lutando por um futuro melhor!”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Veja também!
>>> Senado aprova prorrogação de desoneração da folha de pagamento
>>> Governo vai concluir até o fim do ano 60 ações do Plano Anticorrupção
>>> Gêmeas idênticas dividem o mesmo noivo e pretendem engravidar dele ao mesmo tempo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube